Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

28 de julho de 2016

Conflitos entre Dom Dinis e Dona Isabel

Os desentendimentos entre Dom Dinis e o seu herdeiro refletiram-se na sua relação com a rainha Dona Isabel, acusada, pelo marido, de se pôr ao lado do filho.

Dinis levantou-se irado, deixando o local sem proferir palavra. A caminho dos seus aposentos, porém, notou que Isabel o alcançava e lançou-lhe por cima do ombro:
- Nada tenho para falar convosco!
- Pois eu tenho algo para vos dizer!
Mais furioso do que nunca, resmungou, apressando os seus passos:
- Não estou interessado.
- Porque nunca vos interessais pelo que diz respeito ao vosso próprio herdeiro?
Dinis estacou. Na verdade, sentia a fúria dar lugar a um vago sentimento de culpa. Teria Isabel razão? Seria ele o responsável pela sede de protagonismo do filho? Sentia-se Afonso preterido em relação ao meio-irmão?
Virou-se para Isabel e confessou:
- Afonso não é o herdeiro com que eu sonhei.
- Afonso é o herdeiro que Deus vos deu! Não devíeis provocar a sua ira!
O rei tornou a exaltar-se:
- Eu ajo como bem entendo, com quem bem entendo!
Isabel declarou, como se proferisse uma sentença:
- Quem a ira semeia, a ira colherá!


Dom Dinis Série (1).JPG

O meu romance sobre Dom Dinis está à venda sob a forma de ebook na LeYa Online, na Wook e na Kobo.

Para adquirir a versão em papel, contacte-me através do email andancas@t-online.de.


Sem comentários: